Jovens advogados
Alberto Fernando Becker Pinto
Publicada em 10/08/2019 - Jornal NH
Ao escrever a respeito do Dia do Advogado, decidi dedicar estas palavras aos jovens desta linda carreira.Lembrei de quando começamos. Milhares de páginas lidas e sabidas na mente, a imensa vontade de inaugurar os punhos nas arenas da palavra, salas de audiências, plenários e julgamentos, pelos Fóruns e Tribunais. Então, era abrir o escritório- ou, para alguns, se engajar em um já existente - Depois, o primeiro cliente, a primeira liminar, a primeira sentença de procedência, o primeiro alvará. Tudo inesquecível.
O início é um período rico em experiências, descobertas e dificuldades. A primeira lição: ter paciência, para que os frutos do trabalho se desenvolvam e amadureçam. Na natureza, tudo tem o seu tempo. É impossível plantar uma semente e sentar-se à sombra de sua árvore no mesmo dia. Há que se buscar constantemente a excelência.Gladwell (Outliers) afirma que para alcançar este nível são necessárias 10 mil horas de prática.Dá muito trabalho e leva tempo. Contudo,é perfeitamente possível.
Portanto, preparem-se e estudem sempre. No caminho do advogado, o progresso é construído como andar de bicicleta: para não cair, devemos continuar em movimento. O Direito deve acompanhar a evolução da sociedade, viva e dinâmica. Nessa hora, lembro Couture:“Estude. A cada dia que não estudas, estás um dia menos Advogado”.
Não gosto muito de dar “conselho”. Melhor falar em recomendações.Sejam honestos, responsáveis e cordiais.Creiam-me, a retidão é único caminho.Para com os clientes, colegas,todos da cena judicial (do mais alto escalão ao mais humilde serventuário da Justiça) e a sociedade como um todo. O trabalho sério, responsável e leal “advogará” pelos senhores, por onde andem.
Por fim, quero encorajá-los a combaterem o bom combate, lutar a luta justa, a postular o melhor Direito.Tenham presente que a OAB é a Casa da Cidadania, porta-voz da sociedade civil, o verdadeiro berço da democracia, constituindo nosso dever sermos intransigentes da defesa do Estado Democrático de Direito e da Justiça.
Todos viemos a este plano com uma missão. Embora, na superfície, sejamos todos iguais, profundamente cada um responde a um chamado, pelo que verdadeiramente recomendo que iniciem a jornada com consciência e amor, na busca do seu propósito também. Estas palavras trazem a marca de quem, na Advocacia, encontrou sua missão de vida–que é fazer a diferença na vida das pessoas, por meio do Direito e da busca por Justiça –.
Cuidamos de pessoas, não de teses e papéis. De gente real, com dramas e anseios reais, que reclamam o nosso compromisso.Acredito que nosso trabalho principal enquanto seres humanos é despertar o amor, a compaixão e a Justiça, em todos e em todos os lugares.Por isso, nesta vida, outra coisa eu não poderia ser que não Advogado. Parabéns, Colegas, pelo 11 de Agosto! Feliz Dia do Advogado!